sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Entrevista Por Fora do Gramado III

Continuando a série de entrevistas com blogueiros pelo Brasil, o blog POR FORA DO GRAMADO traz para vocês uma boa surpresa.

Carioca, feliz com a vida, jornalista, já atacou de escritor, já cobriu um Mundial de Clubes da Fifa e uma Copa do Mundo, podemos o chamar de 'global' e, é nada mais, nada menos que o editor do futebol internacional do renomado site GLOBOESPORTE.COM.

O entrevistado de hoje é o simpático e talentoso Thiago Dias, blogueiro do 'Brasil Mundial'.

Thiago marcou presença na Copa do Mundo na África do Sul.

PFDG: Vamos começar falando sobre você. Fale sobre sua personalidade, interesses e experiências dentro da área de jornalismo ou esporte.

TD: Bem... O interesse por jornalismo começou por causa do futebol, desde criança. Como vi que não teria talento para ser jogador, passei a pensar em algo que me deixaria perto do futebol. De tanto ir ao Maracanã, reparei que quem ficava mais perto da bola além dos jogadores era aquele repórter atrás do gol. Eu queria ser aquele cara... Depois de entrar na faculdade, passei seis meses morando nos Estados Unidos e quando voltei fui atrás de estágios, mas os primeiros não eram relacionados esporte. Trabalhei com telemarketing, em assessoria de imprensa e em um jornal de bairro da Ilha do Governador, onde fazia tudo. Entrei no Lance! em 2003 e estou no esporte até hoje. Em 2007, lancei um site e um jornal de samba com amigos jornalistas, de distribuição gratuita no Rio de Janeiro, chamado "O samba é meu dom", mas o projeto morreu por falta de dinheiro.

PFDG:

Conte sobre seu começo no mundo blogueiro, destacando as dificuldades passadas até chegar ao sucesso na rede.

TD: Atualmente, participo de dois blogs: "Brasil Mundial FC" e "O samba é meu dom". O primeiro faz parte da equipe da editoria de futebol internacional do GLOBOESPORTE.COM. O segundo é puro lazer, sem pressão ou contrato. Mas desde a faculdade escrevo em blogs, que é uma maneira mais fácill de colocar material no ar. Sem dúvida, o Brasil Mundial é o que me toma mais tempo, por fazer parte do meu trabalho. O blog começou em outubro de 2006 como um espaço de opinião, para análise dos jogadores brasileiros no exterior. Mas aos poucos foi se tornando um blog de curiosidades e vídeos sobre futebol internacional, independentemente se o personagem é brasileiro ou não. Atualmente, é o blog mais acessado do GLOBOESPORTE.COM. No último mês, tivemos quase 8 milhões de pageviews. Um mês antes, foi o recorde dos blogs do site: 10 milhões de pageviews.

PFDG:

Pesquisando sobre sua trajetória, encontrei que você cobriu a Copa do Mundo de 2010. Qual é a sensação de 'respirar' um evento da grandeza de uma Copa do Mundo e como você avalia sua passagem no continente africano?

TD: Tive duas experiências na África do Sul: Copa das Confederações de 2009 e Copa do Mundo de 2010. Em um ano, deu para perceber muitas mudanças no país: Joanesburgo era um canteiro de obras em 2009, o Soccer City nem estava pronto. As obras continuaram em 2010, em plena Copa, mas deu para ver que o evento vai melhorar um pouco a vida de quem vive lá, principalmente pela criação de novos meios de transporte público (metrô e ônibus). Esta foi a primeira vez que fui para uma Copa e é claro que é um sentimento de sonho realizado. Como eu disse, quis ser jornalista porque vi que não seria jogador. E se todo jogador quer estar em um Mundial...

PFDG:

Após cobrir o Mundial de Interclubes, em 2006, você lançou o livro 'O Colorado Internacional', obra que conta praticamente tudo o que ocorreu com o time gaúcho na competição. Como foi acompanhar o sucesso Colorado e de onde veio a ideia de escrever o livro?

TD: Encarei a viagem ao Japão como uma missão. O Mundial era uma Copa para mim. Eu tinha acabado de me formar e vivia um sonho. Posso dizer que praticamente não dormia durante o torneio. O fuso horário joga contra quem trabalha com internet, então ficava ligado direto. Em 2006, a cobertura de internet ainda estava engatinhando, tudo era muito novo. O GLOBOESPORTE.COM, por exemplo, não era o site que é hoje, ainda não era líder de audiência e tinha uma equipe bem menor. Ao mesmo tempo, era o site que mais inventava coisas novas. Enquanto o pessoal de jornal só escrevia matérias, eu escrevia, tirava foto, fazia vídeos, tinha um blog e um fotolog. Ou seja, tudo que o time do Inter fazia, eu publicava. A ideia do livro foi do meu amigo Ricardo Bestetti, que eu conheci em Porto Alegre antes de ir para o Mundial. Ele é torcedor colorado e tem um verdadeiro museu em casa. Fiz uma matéria com ele e ficamos amigos. O Ricardo é pesquisador e já tinha um livro sobre o Inter em competições sul-americanas, lançado depois da Libertadores. Ele queria escrever um sobre o time em torneios internacionais e me convidou para escrever os bastidores do Mundial, caso o Colorado fosse campeão. Como eu tinha muito material por tanta coisa que eu publicava no site, aceitei o desafio e fiz uma espécie de diário com várias curiosidades da campanha no Japão.

PFDG:

Como conheceu o blog 'POR FORA DO GRAMADO'? E, se lembrar, como me conheceu?

TD: Conheci pelo seu email com o convite para esta entrevista... rs

PFDG:

Sendo editor de futebol internacional do GLOBOESPORTE.COM, você, logicamente, acompanha os principais campeonatos ao redor do mundo. Em sua opinião, qual é o melhor campeonato nacional?

TD: O Campeonato Inglês. Apesar de hoje os melhores jogadores do mundo estarem na Espanha - o trio de Bola de Ouro do Barcelona e Cristiano Ronaldo -, gosto muito da atmosfera da Premier League. Acho bem parecido com a Champions League, por ter sempre estádios cheios e bonitos. As imagens do Inglês são lindas, tanto fotos como vídeos. E o jogo dentro de campo é bom também, com a bola correndo o tempo todo e bons jogadores. Além do fato de ter mais do que dois clubes brigando pelo título, o que é raro na Europa.

PFDG:

O que é essencial em um blog? De maneira geral, os blogs atendem essa necessidade?

TD: O contato com o leitor. O blogueiro tem que saber o que o seu público quer ver. É difícil responder se os blogs atendem essa necessidade, pois há milhões de blogs por aí né... Acho que o Brasil Mundial conseguiu atender esse público. A mudança do perfil do blog aos poucos foi agradando os leitores. Acabamos virando uma referência em vídeos curiosos na internet. Blogs como "101 great goals" e "Dirty tackle", que eram fontes de vídeos para a gente, hoje em dia também buscam material no nosso blog e nos dão crédito. O contato dos internautas por email, facebook, twitter ou comentários sempre chama nossa atenção. É difícil responder todo mundo, mas todas as ideias e sugestões são analisadas. E faço questão de dar o crédito para um leitor que manda um vídeo ou foto legal. Isso incentiva essa relação de leitor-blog.

PFDG:

No blog 'Brasil Mundial FC', vocês tem um contato direto com alguns jogadores que fazem uma espécie de 'diário' para o site. Qual foi a sua maior supresa com os relatos descritos pelos atletas?

TD: O diário foi uma ideia que deu certo e tentaremos manter por um bom tempo. É legal ter grandes nomes escrevendo - como Felipe Melo e Hernanes -, mas também vale muito pegar jogadores menos famosos, mas que moram em lugares que rendem belas histórias - como Willian na Ucrânia, Magrão nos Emirados Árabes. De todos os jogadores que já fizeram diário, o que mais se empolgou foi o Felipe Melo. Mesmo crucificado e odiado por boa parte da torcida, ele se amarra em manter contato com torcedores pela internet. É viciado em twitter e usou o diário para aumentar ainda mais esse contato. O melhor post dos diários foi um que ele fez no centro de treinamento do Juventus. O cara levou a câmera e tirou foto de tudo... Ele chegou a pegar o Del Piero no colo para tirar foto para o blog! Só que o Del Piero não topou fazer a foto, infelizmente... rs.

PFDG:

Quais as suas expectativas para a Copa do Mundo, em 2014, e para as Olimpíadas, em 2016? O que precisa ser feito para que os eventos ocorram com sucesso no Brasil?

TD: Vão rolar críticas, suspeitas de corrupção, atrasos, brigas judiciais, guerra nos bastidores... mas a Copa e as Olimpíadas vão acontecer e serão um sucesso. Não tem como um evento assim ser ruim. A África do Sul tem os mesmos problemas do Brasil, com uma desigualdade social ainda mais evidente, e conseguiu fazer o Mundial. Um pouco de transparência e preocupação com o dinheiro público é o mínimo que eu pediria aos organizadores.

PFDG:

Vamos lá, um jogo rápido:

a) Um time: Flamengo

b) Um ídolo: Zico

c) Um estádio: Maracanã

d) Um título: Tricampeonato carioca do Flamengo em 2001

e) Um jogo inesquecível: Flamengo x Vasco, final de 2001, gol do Pet.


PFDG: Obrigado, Thiago. Sei que sua vida deve ser cheia de compromissos e, mesmo assim, encontrou um tempo para responder as perguntas.

TD: Eu que agradeço.




Abração,

Luís Felipe Barreiros (@luisfbarreiros).

5 comentários:

Jhennifer Fraga disse...

É muito bom conhecer um pouco mais o trabalho dos jornalistas e blogueiros.
Parabéns Luis,ótima entrevista.

abraços!

fluminensetricolorguerreiro.blogspot.com

Opinião do Carvalho disse...

Luís, a entrevista deverá ser realizada nesta semana.
Parabéns pela sua, boas perguntas, li e gostei.
Abração.

Rodrigo Carvalho.

André Peixoto disse...

Fala Luís, excelente entrevista com o Thiago. Você sempre mantendo a qualidade do blog, parabéns.

Continue assim.
Abraço.
André Peixoto
http://esportetotalbh.blogspot.com/

Ana Fernandes disse...

Muito bacana a entrevista, parabéns!

Net Esportes disse...

muito boa entrevista, perguntas bem elaboradas .... também gosto muito da Premier League mas acho que a Champions League ganha !!!

Seguidores