terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Entrevista Por Fora do Gramado V



Opa, galera. Beleza?

Para começar bem o ano 'oficialmente', lanço a 'Entrevista Por Fora do Gramado '11', quadro já conhecido por vocês, onde entrevisto blogueiros pelo Brasil e, assim, os conhecemos mais do que sempre vemos em seus respectivos blogs.

Continuando a série de entrevistas com blogueiros famosos (relembre aqui), hoje o entrevistado é o publicitário Julio Cesar (@blogdafuzarca), blogueiro do 'Blog da Fuzarca' e 'Os 4 Grandes', onde, em ambos, escreve sobre o Vasco.

Na entrevista, usei algumas perguntas já usadas na entrevista com o Zé Fogareiro, pois acho válido saber a opinião de pessoas que comentam o futebol carioca sobre o futebol mais charmoso do Brasil e seus problemas.

Espero que gostem:

PFDG: Vamos começar falando sobre você. Fale sobre sua personalidade, interesses e experiências dentro da área de jornalismo ou esporte.

Não sei muito bem o que falar sobre a minha personalidade. Se formos levar tomar como parâmetro a paixão pelo Vasco, posso dizer o seguinte: me considero um dos sujeitos mais racionais que eu conheço. Mas quando o assunto é o Gigante da Colina, esse lado cartesiano vai pra lixeira na hora: fico completamente passional, de morrer de raiva nas derrotas e de alegria nas vitórias. Até supersticioso eu viro.

Ah... minha experiência na área de jornalismo é ZERO, já que sou publicitário. E no esporte, antes do blog se resumia à jogar umas peladas e ir aos estádios.

PFDG: Sendo um leitor assíduo do 'Blog da Fuzarca', sei também que você escreve para o site 'Os 4 Grandes', endereço sobre o futebol carioca. Como surgiu a oportunidade de escrever no 'Blog da Fuzarca', do Globoesporte.com, e no blog 'Os 4 Grandes'?

O Globoesporte.com criou o projeto dos blogs do torcedor e procurava publicitários – porque não fazem feio no português e são mais descontraídos que jornalistas – para comandar as colunas (num primeiro momento seriam apenas os grandes de Rio e SP). Uma amiga minha conhecia uma jornalista da redação do GE e me indicou. Me pediram uma pequena redação sobre o Vasco, mandei e fui selecionado. Não sei quantos eram os concorrentes.

Os 4 Grandes é um projeto de amigos, conheço todos os colunistas há muito tempo, bem antes do Blog da Fuzarca inclusive. Me chamaram e não poderia recusar o convite.

PFDG: Certamente, o ano de 2010 não foi bom para o Vasco. Quais são as suas expectativas para 2011? Você acha que a permanência do diretor-executivo Rodrigo Caetano foi fundamental para que o Gigante da Colina almeje voos mais altos nesse ano?

A permanência do Rodrigo Caetano foi importante, como seria a permanência de qualquer outro executivo de futebol competente. A renovação do seu contrato significa a manutenção de um trabalho que, se não está dando 100% certo agora, vai render bons frutos à médio/longo prazo. Não sei se o fato do Caetano continuar na Colina será fundamental para voos mais altos em 2011, exatamente porque seu planejamento não visa resultados a curto prazo. Acho que vamos fazer contratações dentro da realidade do clube e, por mais que isso seja impopular para a torcida, é o melhor caminho para o Vasco se reestruturar e ter sucessos mais duradouros no futuro.

PFDG: O que é essencial em um blog? De maneira geral, os blogs atendem essa necessidade?

Acho que um blog pra ser legal tem que ter interatividade. Se o autor da página consegue manter um contato constante com os leitores, o blog deixa de ser um mero veículo opinativo e vira praticamente uma rede social. No Blog da Fuzarca a “clientela” já está estabelecida, com vários leitores que são comentaristas fiéis. Alguns blogs conseguem essa relação com o público, mas é difícil. O pessoal tem que trabalhar e não dá pra ficar moderando o blog 24 horas por dia.

PFDG: Como conheceu o blog 'POR FORA DO GRAMADO'? E, se lembrar, como me conheceu?

Conheci com o contato do Luis Felipe, que me convidou para essa entrevista.

PFDG: O seu sentimento incontestável e inacabável pelo Vasco é culpa de alguém ou algum coisa?

É culpa de três coisas: um pai flamenguista relapso, um amigo da família vascaíno doente e uma camisa do Vasco que ganhei do mesmo amigo da família.

PFDG: Fato comum no futebol carioca, a falta de estrutura é algo que, a princípio, não deveria existir em clubes de expressão como os 4 grandes cariocas. Você acredita que esse problema se reflita no desempenho nos campos? Como poderia ser resolvido?

É claro que reflete e é algo que vem desde cedo, da preparação inadequada da base que não têm estrutura pra ter uma formação completa. Para resolver essa questão, é preciso seriedade por parte dos dirigentes, saber definir prioridades para o clube, ter visão estratégica e não jogar apenas “pra torcida”.

É preciso aguentar as críticas que certamente aparecerão quando se faz uma gestão austera, principalmente quando o assunto são contratações. Se o clube gasta rios de dinheiro para trazer um craque, ele pode até ganhar um título, mas as dívidas decorrentes disso podem fazer com que o clube fique anos sem poder montar um time competitivo. E aí, o clube já gastou a grana, não fez o CT e não terá uma equipe que seja capaz de trazer títulos.

PFDG: Enquanto o Vasco não ganha um título de expressão há 8 anos, o futebol carioca mostra que ainda está vivo com as conquistas do Brasileirão pelo Flamengo, em 2009, e Fluminense, em 2010. Em sua opinião, por que o cruzmaltino não obteve sucesso nas últimas temporadas?

O Vasco passa por um processo de reestruturação profunda. A saída do grupo político que comandava o clube há muito tempo não foi tranquila e o grupo que assumiu não tinha a experiência necessária para conduzir um clube enorme como o Vasco, com todas as suas complexidades. Não é fácil desfazer todos os problemas criados na gestão anterior, ainda mais tendo no comando pessoas que até são bem intencionadas, mas que ainda pecam pela inexperiência. Mas as coisas estão melhorando gradualmente. Faz tempo que não temos um time com tantos valores, as categorias de base voltaram a se destacar tanto no Rio como no Brasil (a despeito da recente eliminação da Copinha), a credibilidade do clube está em alta, haja vista a quantidade de parcerias firmadas com empresas. A temporada 2010 poderia ser melhor, se o Vasco não tivesse tantos problemas com contusões e se não entregasse tantos pontos no Brasileiro. Poderíamos ter conseguido mais que a vaga na Sul-Americana.

PFDG: Quais as suas expectativas para a Copa do Mundo, em 2014, e para as Olimpíadas, em 2016? O que precisa ser feito para que os eventos ocorram com suceso no Brasil?

Sinceramente? Acho que isso está muito longe pra se pensar. E apesar de querer muito ver o Brasil jogando uma Copa do Mundo no Maraca, a seleção não me empolga minimamente se eu for comparar com o Vasco. Por isso não penso muito sobre o assunto.

PFDG: Vamos lá, um jogo rápido:

a) Um time: o Vasco de 2000, tetracampeão nacional;

b) Um ídolo: No esporte, não tenho. Admiro muitos jogadores, mas quem merece idolatria é o Vasco;

c) Um estádio: São Januário;

d) Um título: Brasileiro de 97;

e) Um jogo inesquecível: Vasco 0 x 0 Palmeiras, final do Brasileiro de 97, Maracanã.


Abração,

Luís Felipe Barreiros (@luisfbarreiros).

11 comentários:

Gabriel Tramarin disse...

Boa entrevista ele é bem racional quando se trata do Vasco kkkkkk

Abraços

http://saopauloblognews.blogspot.com/

Admsports disse...

Muito boa entrevista, seguindo a qualidade que já lhe é peculiar!
Parabens!

abrass


@Admsport
http://admsports.blogspot.com/

Kaique Pedaes disse...

Por ter entrevistado justo um Vascaíno, poderia ter dado uma zuada a mais... rs

Mas foi boa.

Abraço!

www.net-esportes.blogspot.com

Gabriel Campi disse...

Muito boa entrevista, Luís. Também leio o Blog da Fuzarca, e dá pra ver que o Júlio César é bem apaixonado pelo Vascão. Parabéns pelo belo trabalho.

Abraços!

www.blogfutebolnaveia.blogspot.com

Rodrigo Dutra disse...

Olá parceiro! O Mania faz um mês de vida dia 1/2, entre lá comente, deixe seu recado, sugestão para que os próximos meses que vierem sejam ainda melhores! Comente sempre as novidades e posts antigos do Mania, tenho a certeza que achará posts legais! E sempre farei isso também com seu blog que por sinal tá muito bom!!! Peço também que envie um email para mim com seu email para contatos, assim você automaticamente estará entre meus contatos para que possamos trocar informações, o envie por favor para: rodrigodutraa10@gmail.com...
Entre, comente, desvende o Mania!
Mania de Gremista... um mês no ar, falando sobre o Grêmio na voz do torcedor!!!

maniadegremista.blogspot.com

AUF (Amigos Unidos no Futsal) disse...

Passando aqui so para pergutanr se seu blog aceita parceria com o meu: http://aufanaticos.blogspot.com/ se quiser pega meu banner e deixa um recado

Giovani Mattiollo disse...

Muito boa entrevisa, como vc sempre faz.

Abraço

http://gremista-sangueazul.blogspot.com

Douglas Nacif disse...

Olá parceiro, Venho pedir que troque o banner do Papo de Buteco e também o link.

Banner : https://lh4.googleusercontent.com/_dUMuZ1tzc4U/TWvqYscCHXI/AAAAAAAAA5c/-3_67ROKLMM/bannerbuteco.gif

Link: http://www.papodebuteco.org

Desde já agradeço,

@douglasnacif

Central do Pitaco disse...

Parabéns pela entrevista, esse quadro realmente é bastante interessante!

Abraços!

diego disse...

adcionei seu banner e link no meu blog
visita lá
http://mengaohexa.blogspot.com

André disse...

Boa noite, tenho um blog só com gols do galo (golsdogalo.com), veja aí possibilidade de parceria. flw

Seguidores