sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

Fui!



Galera, venho avisar que o blog POR FORA DO GRAMADO está - finalmente - entrando de férias e voltará com o retorno do futebol carioca, o mais charmoso do Brasil, em janeiro.

Em 2011, o POR FORA DO GRAMADO voltará com mais novidades, entrevistas exclusivas e, é claro, o famoso Sobe e desce semanal, que retornará em janeiro ao blog.

Ah! No tempo em que o blog estiver de férias, o contato só será possível - na verdade, lido - por e-mail.

Agradeço a todos pelo sucesso desse ano ocorrido graças a participação de vocês.

Boas festas e férias!


Um grande abraço,

Luís Felipe Barreiros - @luisfbarreiros

segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Entrevista Por Fora do Gramado IV

Para fechar o ano 2010 de sucesso com chave de ouro, o POR FORA DO GRAMADO traz um convidado ilustre para a série de entrevistas com blogueiros de todos os cantos do Brasil: JoãoRoberto, quer dizer, Zé Fogareiro (@zefogareiro).




Publicitário, botafoguense de coração e blogueiro do 'Blog do Torcedor - Botafogo' do site Globoesporte.com, Zé, como gosta de ser chamado e chamar, abre o jogo sobre jogadores polêmicos e suas expectativas para o ano que se aproxima.

Espero que gostem:


PFDG: Vamos começar falando sobre você. Fale sobre sua personalidade, interesses e experiências dentro da área de jornalismo ou esporte.

Sou redator publicitário por formação e Botafoguense de sangue e batismo. Um privilegiado que conseguiu unir duas de suas maiores paixões: escrever e o Botafogo. Minha experiência na área de esporte se resume em uma única palavra: ARQUIBANCADA. São anos e mais anos acompanhando a Estrela Solitária onde ela estiver. Incansavelmente. Com uma visão sempre dos patamares de concreto, onde a cultura é muito mais popular e emocionante. Nessas andanças, acumulei alegrias, tristezas e, principalmente, histórias. Costumo dizer que eu não entendo de futebol, entendo mesmo é de Botafogo de Futebol e Regatas.

PFDG: Procurando seu e-mail na rede, notei que seu apelido não tem muita relação com o seu nome. Por que o apelido 'Zé Fogareiro?'

Zé Fogareiro foi pura intuição. Nada de superstição ou alguma passagem que o explique. “Zé” por conta do meu pai – José – principal responsável por minha herança genética Alvinegra. E “Fogareiro” para lembrar sempre o grande motivo que faz os nossos corações acelerarem – o Fogão. Desde que fui convocado para ser a voz da torcida Botafoguense na internet, resolvi criar uma marca. Quem é João Roberto? Mais um nome na multidão. Agora, Zé Fogareiro eu te garanto que só tem um. E ele é Botafogo acima de tudo.

PFDG: Com a confirmação da permanência do Papai Joel para 2011, o Botafogo começa a traçar a próxima temporada. Quais são suas expectativas para o próximo ano e o que o alvinegro tem que fazer para melhorar o rendimento dentro das quatro linhas?

Tenha certeza de uma coisa, Zé: para o Botafoguense, as esperanças são sempre positivas e vencedoras. Você nunca verá um Alvinegro, de essência, cabisbaixo e sem acreditar no time. Isso é para os fracos. O Botafogo está numa crescente muito boa e 2011 marcará ainda mais a nossa volta definitiva às manchetes de “Campeão” no futebol brasileiro. Joel será apenas uma das peças da engrenagem. Agora, as laterais, há anos, são os problemas mais crônicos do nosso time. O Natalino tem que resolver isso. Acredito que 2011 será nosso!

PFDG: O que é essencial em um blog? De maneira geral, os blogs atendem essa necessidade?

Não me considero o “Doutor Blog”. Longe disso. Nem sei se sou capacitado para dar dicas e/ou avaliar o trabalho dos outros. Sou apenas um profissional esforçado, que trabalha com um ingrediente primordial em qualquer atividade, chamado PAIXÃO. E talvez seja esse o segredo por ter conseguido construir o maior fórum de torcedores do Botafogo na rede mundial. Não existe uma fórmula para criar ou fazer um Blog. Você só precisa da tríade das “Ências” que me preocupo diariamente: coerência, pertinência e paciência. Ah! Isso tudo sem esquecer da sinceridade. Jogar limpo é o primeiro passo para conquistar o internauta.

PFDG: Como conheceu o blog 'POR FORA DO GRAMADO'? E, se lembrar, como me conheceu?

Conheci através do seu contato e gostei do que vi. Conte sempre comigo.

PFDG: O seu sentimento incontestável e inacabável pelo Botafogo é culpa de alguém ou algum coisa?

A culpa é toda do meu DNA – Dom Natural Alvinegro. Essa virtude vem do berço.

PFDG: Fato comum no futebol carioca, a falta de estrutura é algo que, a princípio, não deveria existir em clubes de expressão como os 4 grandes cariocas. Você acredita que esse problema se reflita no desempenho nos campos? Como poderia ser resolvido?

É, Zé, mas o Botafogo é um Clube que está na contramão desta tendência pejorativa, aqui no Rio. Hoje temos boas instalações de concentração, treino e musculação; que podem não ser as ideais, mas são infinitamente melhores e mais aconchegantes do que qualquer Hotel da Zona Sul (opção que os outros Clubes são obrigados a fazer). Além disso, temos uma casa que trata-se apenas do estádio mais moderno da América Latina. Principal estádio do Rio pelos próximos 3 anos. Definitivamente, nesse assunto e em muitos outros, aqui no Rio de Janeiro, o Fogão é soberano.

PFDG: Após se envolver em várias confusões durante o ano, o atacante Jóbson é um assunto muito comentado no Botafogo devido sua permanência, ou não, para o ano de 2011. Você é a favor da permanência do atleta no clube? Como resolver os problemas extra-campo tão comuns entre os jogadores?

Esse caso é bastante complicado. O Jóbson, acima de qualquer coisa, não quer ser ajudado. É triste ver um cara se jogando fora desta maneira. Não bastasse todo o risco de ser banido do esporte, como ele correu há pouco tempo atrás, o rapaz insiste em não levar uma vida de atleta. E o Botafogo tentou o salvar mais do que a própria família. Terapeutas, acompanhamento médico, trabalhos sociais, investimento pesado... O que você pensar o Clube disponibilizou para soerguer o garoto. Nisso, temos que aplaudir o Maurício e sua equipe. Mas o Jóbson insiste em se destruir. Por mim, todas as chances possíveis foram dadas. Ele não pode desagregar um grupo como fez esse ano. É hora de mudar de ares e impor um rumo pra sua vida. Quer bagunça? Vá pra lá. Quer ajudar os que dependem dele? Esqueça a bagunça. O Botafogo já tem seus problemas para ter que ficar mimando irresponsável. Fizemos muito por ele e o mesmo não nos devolveu nada. Por mim, ele junta os paninhos de bunda e vai fazer pirraça em outro canto. E uma coisa é inegável: ele é bom de bola. Mas ainda não conquistou rigorosamente NADA no futebol, para se achar essa super estrela toda.

PFDG: Quais as suas expectativas para a Copa do Mundo, em 2014, e para as Olimpíadas, em 2016? O que precisa ser feito para que os eventos ocorram com suceso no Brasil?

Acho que estes eventos serão um choque extremamente positivo para a sociedade. Na violência, inclusive, já começamos a ver alguns resultados. Espero do fundo do coração, que a grande preocupação dos governantes seja o legado. O evento passará, mas a cidade e suas mazelas continuarão carecendo de soluções. Temos que aproveitar os holofotes para matar os problemas na raiz, para que não frutifiquem depois. Arrebentaremos na organização dos dois e nos consolidaremos como grande potência mundial. Sou Botafoguense, esqueceu? Olho a coisa sempre com a interpretação do “vai melhorar”.

PFDG: Vamos lá, um jogo rápido:

a) Um time: Você tem certeza que quer que eu responda essa? Releia a entrevista toda já... rsrsrsrs

b) Um ídolo: Nilton dos Santos, um mito que se confunde com a própria grandeza do BFR. Alma branca e técnica preta, absoluta. Esse cara não tem CPF, tem CNPJ. Uma Instituição em forma de gente. Orgulho puro.

c) Um estádio: Caio Martins – Lá eu joguei. Lá eu me formei torcedor. Lá eu perpetuei o Botafogo nas minhas veias. Eterno Caldeirão!

d) Um título: O Carioca de 1989. Sem dúvidas. Uma taça que dispensa comentários, não lágrimas.

e) Um jogo inesquecível: É fácil listar um jogo de título, uma final de campeonato. Esses, nós nunca esquecemos. Mas tem um jogo que eu me orgulho muito por ter estado lá. Foi a primeira partida do Túlio Maravilha com a camisa do Botafogo, em janeiro de 1994. Fogão 6 X 0 américa. O Maravilha fez três e ali nasceu, na frente dos olhos de todos os presentes, o maior ídolo dos tempos modernos Botafoguense. Prazer e privilégio!

PFDG: Obrigado, Zé!

ZF: Abraços.


Abração,

Luís Felipe Barreiros - @luisfbarreiros

sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Entrevista Por Fora do Gramado III

Continuando a série de entrevistas com blogueiros pelo Brasil, o blog POR FORA DO GRAMADO traz para vocês uma boa surpresa.

Carioca, feliz com a vida, jornalista, já atacou de escritor, já cobriu um Mundial de Clubes da Fifa e uma Copa do Mundo, podemos o chamar de 'global' e, é nada mais, nada menos que o editor do futebol internacional do renomado site GLOBOESPORTE.COM.

O entrevistado de hoje é o simpático e talentoso Thiago Dias, blogueiro do 'Brasil Mundial'.

Thiago marcou presença na Copa do Mundo na África do Sul.

PFDG: Vamos começar falando sobre você. Fale sobre sua personalidade, interesses e experiências dentro da área de jornalismo ou esporte.

TD: Bem... O interesse por jornalismo começou por causa do futebol, desde criança. Como vi que não teria talento para ser jogador, passei a pensar em algo que me deixaria perto do futebol. De tanto ir ao Maracanã, reparei que quem ficava mais perto da bola além dos jogadores era aquele repórter atrás do gol. Eu queria ser aquele cara... Depois de entrar na faculdade, passei seis meses morando nos Estados Unidos e quando voltei fui atrás de estágios, mas os primeiros não eram relacionados esporte. Trabalhei com telemarketing, em assessoria de imprensa e em um jornal de bairro da Ilha do Governador, onde fazia tudo. Entrei no Lance! em 2003 e estou no esporte até hoje. Em 2007, lancei um site e um jornal de samba com amigos jornalistas, de distribuição gratuita no Rio de Janeiro, chamado "O samba é meu dom", mas o projeto morreu por falta de dinheiro.

PFDG:

Conte sobre seu começo no mundo blogueiro, destacando as dificuldades passadas até chegar ao sucesso na rede.

TD: Atualmente, participo de dois blogs: "Brasil Mundial FC" e "O samba é meu dom". O primeiro faz parte da equipe da editoria de futebol internacional do GLOBOESPORTE.COM. O segundo é puro lazer, sem pressão ou contrato. Mas desde a faculdade escrevo em blogs, que é uma maneira mais fácill de colocar material no ar. Sem dúvida, o Brasil Mundial é o que me toma mais tempo, por fazer parte do meu trabalho. O blog começou em outubro de 2006 como um espaço de opinião, para análise dos jogadores brasileiros no exterior. Mas aos poucos foi se tornando um blog de curiosidades e vídeos sobre futebol internacional, independentemente se o personagem é brasileiro ou não. Atualmente, é o blog mais acessado do GLOBOESPORTE.COM. No último mês, tivemos quase 8 milhões de pageviews. Um mês antes, foi o recorde dos blogs do site: 10 milhões de pageviews.

PFDG:

Pesquisando sobre sua trajetória, encontrei que você cobriu a Copa do Mundo de 2010. Qual é a sensação de 'respirar' um evento da grandeza de uma Copa do Mundo e como você avalia sua passagem no continente africano?

TD: Tive duas experiências na África do Sul: Copa das Confederações de 2009 e Copa do Mundo de 2010. Em um ano, deu para perceber muitas mudanças no país: Joanesburgo era um canteiro de obras em 2009, o Soccer City nem estava pronto. As obras continuaram em 2010, em plena Copa, mas deu para ver que o evento vai melhorar um pouco a vida de quem vive lá, principalmente pela criação de novos meios de transporte público (metrô e ônibus). Esta foi a primeira vez que fui para uma Copa e é claro que é um sentimento de sonho realizado. Como eu disse, quis ser jornalista porque vi que não seria jogador. E se todo jogador quer estar em um Mundial...

PFDG:

Após cobrir o Mundial de Interclubes, em 2006, você lançou o livro 'O Colorado Internacional', obra que conta praticamente tudo o que ocorreu com o time gaúcho na competição. Como foi acompanhar o sucesso Colorado e de onde veio a ideia de escrever o livro?

TD: Encarei a viagem ao Japão como uma missão. O Mundial era uma Copa para mim. Eu tinha acabado de me formar e vivia um sonho. Posso dizer que praticamente não dormia durante o torneio. O fuso horário joga contra quem trabalha com internet, então ficava ligado direto. Em 2006, a cobertura de internet ainda estava engatinhando, tudo era muito novo. O GLOBOESPORTE.COM, por exemplo, não era o site que é hoje, ainda não era líder de audiência e tinha uma equipe bem menor. Ao mesmo tempo, era o site que mais inventava coisas novas. Enquanto o pessoal de jornal só escrevia matérias, eu escrevia, tirava foto, fazia vídeos, tinha um blog e um fotolog. Ou seja, tudo que o time do Inter fazia, eu publicava. A ideia do livro foi do meu amigo Ricardo Bestetti, que eu conheci em Porto Alegre antes de ir para o Mundial. Ele é torcedor colorado e tem um verdadeiro museu em casa. Fiz uma matéria com ele e ficamos amigos. O Ricardo é pesquisador e já tinha um livro sobre o Inter em competições sul-americanas, lançado depois da Libertadores. Ele queria escrever um sobre o time em torneios internacionais e me convidou para escrever os bastidores do Mundial, caso o Colorado fosse campeão. Como eu tinha muito material por tanta coisa que eu publicava no site, aceitei o desafio e fiz uma espécie de diário com várias curiosidades da campanha no Japão.

PFDG:

Como conheceu o blog 'POR FORA DO GRAMADO'? E, se lembrar, como me conheceu?

TD: Conheci pelo seu email com o convite para esta entrevista... rs

PFDG:

Sendo editor de futebol internacional do GLOBOESPORTE.COM, você, logicamente, acompanha os principais campeonatos ao redor do mundo. Em sua opinião, qual é o melhor campeonato nacional?

TD: O Campeonato Inglês. Apesar de hoje os melhores jogadores do mundo estarem na Espanha - o trio de Bola de Ouro do Barcelona e Cristiano Ronaldo -, gosto muito da atmosfera da Premier League. Acho bem parecido com a Champions League, por ter sempre estádios cheios e bonitos. As imagens do Inglês são lindas, tanto fotos como vídeos. E o jogo dentro de campo é bom também, com a bola correndo o tempo todo e bons jogadores. Além do fato de ter mais do que dois clubes brigando pelo título, o que é raro na Europa.

PFDG:

O que é essencial em um blog? De maneira geral, os blogs atendem essa necessidade?

TD: O contato com o leitor. O blogueiro tem que saber o que o seu público quer ver. É difícil responder se os blogs atendem essa necessidade, pois há milhões de blogs por aí né... Acho que o Brasil Mundial conseguiu atender esse público. A mudança do perfil do blog aos poucos foi agradando os leitores. Acabamos virando uma referência em vídeos curiosos na internet. Blogs como "101 great goals" e "Dirty tackle", que eram fontes de vídeos para a gente, hoje em dia também buscam material no nosso blog e nos dão crédito. O contato dos internautas por email, facebook, twitter ou comentários sempre chama nossa atenção. É difícil responder todo mundo, mas todas as ideias e sugestões são analisadas. E faço questão de dar o crédito para um leitor que manda um vídeo ou foto legal. Isso incentiva essa relação de leitor-blog.

PFDG:

No blog 'Brasil Mundial FC', vocês tem um contato direto com alguns jogadores que fazem uma espécie de 'diário' para o site. Qual foi a sua maior supresa com os relatos descritos pelos atletas?

TD: O diário foi uma ideia que deu certo e tentaremos manter por um bom tempo. É legal ter grandes nomes escrevendo - como Felipe Melo e Hernanes -, mas também vale muito pegar jogadores menos famosos, mas que moram em lugares que rendem belas histórias - como Willian na Ucrânia, Magrão nos Emirados Árabes. De todos os jogadores que já fizeram diário, o que mais se empolgou foi o Felipe Melo. Mesmo crucificado e odiado por boa parte da torcida, ele se amarra em manter contato com torcedores pela internet. É viciado em twitter e usou o diário para aumentar ainda mais esse contato. O melhor post dos diários foi um que ele fez no centro de treinamento do Juventus. O cara levou a câmera e tirou foto de tudo... Ele chegou a pegar o Del Piero no colo para tirar foto para o blog! Só que o Del Piero não topou fazer a foto, infelizmente... rs.

PFDG:

Quais as suas expectativas para a Copa do Mundo, em 2014, e para as Olimpíadas, em 2016? O que precisa ser feito para que os eventos ocorram com sucesso no Brasil?

TD: Vão rolar críticas, suspeitas de corrupção, atrasos, brigas judiciais, guerra nos bastidores... mas a Copa e as Olimpíadas vão acontecer e serão um sucesso. Não tem como um evento assim ser ruim. A África do Sul tem os mesmos problemas do Brasil, com uma desigualdade social ainda mais evidente, e conseguiu fazer o Mundial. Um pouco de transparência e preocupação com o dinheiro público é o mínimo que eu pediria aos organizadores.

PFDG:

Vamos lá, um jogo rápido:

a) Um time: Flamengo

b) Um ídolo: Zico

c) Um estádio: Maracanã

d) Um título: Tricampeonato carioca do Flamengo em 2001

e) Um jogo inesquecível: Flamengo x Vasco, final de 2001, gol do Pet.


PFDG: Obrigado, Thiago. Sei que sua vida deve ser cheia de compromissos e, mesmo assim, encontrou um tempo para responder as perguntas.

TD: Eu que agradeço.




Abração,

Luís Felipe Barreiros (@luisfbarreiros).

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Unificação suspeita



Como tods já sabem, a CBF anunciou a unificação dos títulos brasileiros pré e pós 1971, ano que a entidade tornou-se organizadora da competição e criou o 'Brasileirão'.

Muitos podem discordar, mas, essa atitude foi a maior bola fora de todos os tempos do futebol brasileiro. Não é viável comparar os campeonatos da 'Taça Brasil' ou 'Taça de Prata' com o Brasileiro que vemos hoje em dia ou que alguém já tenha visto, sendo o fator comparativo a forma de disputa, os times, o dinheiro envolvido... nada. Tudo bem que os jogadores mereciam um reconhecimento e tudo mais, porém, que inventassem algum título novo, pois o Brasileiro é muito importante para ser mudado assim.

Não é possível que após 30 anos, a CBF vai com a maior cara-de-pau do mundo e diz que é isso e ponto final. A confederação não teve nenhum controle sobre os campeonatos que antecederam o Brasileirão, podendo aceitar injustiças, roubos, combinados, etc sem ninguém saber. Afirmo com toda a certeza e letras que a decisão teve uma questão política, econômica e, quem sabe, futebolística. É muito estranho o fato acontecer logo após o título do Fluminense, antes bi-campeão e, agora, tri. E se o Flu não tivesse ganho?

Acontecimentos como esses chegam a dar vontade de parar de acompanhar o futebol nacional e ficar de saco cheio como o Ronaldo disse. Chega a ser ridículo um dia um clube ter 2 taças do Campeonato Brasiliero e no outro ter nada mais, nada menos do que 8.

Mesmo não aceitando a ideia, é a realidade e vou ter que me conformar. Mas, quem sabe, título do Campeonato Espanhol também conte como um Brasileirão? Santos que se cuide... Real vem com 31 troféus e promete mais: Mourinho quer desbancar Joel como o 'Rei do Rio'.


Abração,

Luís Felipe Barreiros (@luisfbarreiros).

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Aviso: Sobe e desce semanal e Entrevista Por Fora do Gramado



A partir de hoje, 13/12, anuncio que o quadro 'Sobe e desce semanal' será apresentado no blog 'Futebol Rio-Sp', sendo atualizado toda segunda-feira.

O quadro continua com as mesmas coisas: apresenta o motivo da escolha, foto do escolhido, 5 para cada lado. Mas, tem uma única diferença: os escolhidos para o 'sobe' ou 'desce' serão somente jogadores, técnicos, dirigentes, times, etc relacionados ao futebol carioca ou paulista.

Aceitei o convite pelo fato do projeto ser muito bom e acho que será um grande passo para o meu crescimento na blogsfera.

Para os que gostam do quadro aqui no POR FORA DO GRAMADO, relaxem. A atração irá voltar a ser atualizada normalmente em janeiro, com o retorno do calendário futebolístico brasileiro.

Confiram a estreia do quadro no 'Futebol Rio-SP' clicando aqui.

Sobre o quadro 'Entrevista Por Fora do Gramado', sexta-feira irá ao ar uma entrevista com um convidado 'global'. Vai valer a pena ler!


Obrigado e um grande abraço,

Luís Felipe Barreiros (@luisfbarreiros).

domingo, 12 de dezembro de 2010

Entrevista Por Fora do Gramado II

Após o sucesso da estreia da série de entrevistas com blogueiros, o blog POR FORA DO GR

AMADO não se acomoda e mostra para vocês algumas curiosidades sobre o estudante de jornalismo, guerreiro, religioso e vascaíno apaixonado Carlos Gregório Júnior (@CarlosGregjr).

Carlos tem como um de seus ídolos a eterna muralha Carlos Germano.

Tenho que admitir a vocês que essa entrevista é muito especial para mim, devido ao fato de que foi o 'Greg' quem me deu a primeira oportunidade de mostrar o meu trabalho no blog 'Vascão minha paixão', o primeiro blog de expressão que postei.

Antes de mostrar a entrevista, peço desculpas pela má-formatação. O sistema 'blogger' não está aceitando o programa e, por isso, ocorreu o erro.

Espero que curtam:

PFDG:Vamos começar falando sobre você. Fale sobre suapersonalidade, interesses e experiências dentro da área de jornalismo ou esporte.

CJ: Acho que esse texto me resume:

Sou um pouco de tudo que acredito. Acredito que sem DEUS não passamos de simples átomos e moléculas, acredito que ha fé no ser humano, acredito que sem amigos é muito mais complicado seguir em frente, acredito que a musica é uma das melhores formas de se expressar, acredito nos traços de um desenho, acredito que minha forma de me vestir diz tudo sobre mim, acredito que a beleza ideal esta na simplicidade, acredito que os olhos são o espelho do coração, acredito na volta de Jesus e que devo me preparar para este dia, acredito que perseverança é tudo, acredito que pequenas coisas é que me fazem feliz, acredito que falar da vida dos outros pode ser legal, ou um desastre, αcredito que a consciência é mais importante do que a reputação, acredito que o perdão vem antes do julgamento, por isso sou um pouco de tudo que acredito Ah... E o... O SENTIMENTO NÃO PARA.

PFDG:Conte sobre seu começo no mundo blogueiro, destacando as dificuldades passadas até chegar ao sucesso na rede.

CJ: Bom, comecei a 'trabalhar' com blogs em 2008. Meu primeiro blog foi o 'Blog O Sentimento Não Para', que criei após vivenciar um dos momentos mais tristes da minha vida, o rebaixamento do Vasco para a Série B. Nele, consegui desenvolver um bom trabalho, que abriu portas para que eu pudesse, meses atrás, ser chamado para colaborar no Supervasco (Segundo site vascaíno mais acessado na rede). No site, as portas se abriram ainda mais e já tive inclusive matérias publicadas em edições cariocas do Jornal Lance. Concentro meu trabalho principalmente nas entrevistas. Gosto de entrevistas atletas da base para apresentá-los para suas respectivas torcidas. Hoje me dedico exclusivamente ao Vasco, como foi desde o início, mas espero expandir e 'cobrir' outras equipes.

Sobre as dificuldades, foi mesmo a falta de tempo algumas vezes e a minha conexão de internet, que sempre foi muito ruim. Além de ter levado um certo tempo para que eu adquirisse um pouco de credibilidade com a torcida vascaína. Muitos nao acreditavam no que falava e diziam que era mentira. Graças a Deus consegui superar isso.

PFDG:Você, sendo o criador do blog 'Vascão minha paixão', blog vascaíno frequentemente usado como fonte em sites de notícias, qual a sensação de ver o blog que você mesmo criou tornando-se destaque no mundo blogueiro?

CJ: É muito gratificante, pois só eu sei as dificuldades que passei para que ele fosse reconhecido. Se hoje ele possui uma média de visitas de quase mil visitantes por dia, é porque trabalhei muito para isso. Ao lado dos meus amigos e amigas Jessica Corais, Lais Eger, Klauber Junior, além de você, consegui tornar o Blog respeitado pelaa torcida vascaína.

PFDG: Esquecendo um pouco da rivalidade, você gostou do título tricolor do Campeonato Brasileiro? Em sua opinião, qual foi o destaque do campeonato?

CJ: Gostei sim, assim como gostei de ver o Flamengo ser Campeão no ano pasado. Sou vascaíno e como torcedor não gostaria de vê-los campeões, mas como admirador do Futebol Carioca achei importantíssimas essas duas últimas conquistas, pois mostrou que os grandes clubes da cidade maravilhosa não estão mortos. Claro, que falta uma estrutura adequada, tanto na questão de centro de treinamento quanto na questão politica, mas com pessoas como o Rodrigo Caetano, do Vasco, e o Mauricio Assumpção, presidente do Botafogo, acredito que o panorama para o futuro é o melhor possível. Torço também para que o América se recupere, pois também é um grande clube.

PFDG: Você tem algum jornalista que mire como exemplo?

CJ: Lédio Carmona e PVC. O primeiro por ser sempre imparcial e o segundo por conhecer tudo sobre futebol. Também admiro o Milton Leite, mas desejo me tornar um jornalista como o Lédio Carmona. Mas é bom ressaltar que cada um tem sua caracteristica própria e tem que descobri-la.

PFDG: Como conheceu o blog 'POR FORA DO GRAMADO'? E, se lembrar, como me conheceu?

CJ: O idealizador, Luis Felipe, faz parte do Blog O Sentimento Não Para e me apresentou. Gostei, pois se trata de um blog, digamos, universal.

PFDG: Com o fim do calendário futebolístico brasileiro, começa o período de contrações e especulações. Em sua visão, as especulações colaboram ou prejudicam o clube na contratação de reforços?

CJ: Atrapalham, pois ao saber que determinado clube quer seu jogador, o clube de origem, digamos assim, irá dificultar o quanto puder a negociação. Até mesmo para não 'reforçar' o seu adversário. Sem contar que tem muitos atletas que não gostam que suas negociações sejam expostas na imprensa.

PFDG: O que é essencial em um blog? De maneira geral, os blogs atendem essa necessidade?

CJ: Duas coisas: Tempo e Força de Vontade. Hoje, com a velocidade da informação, é sempre bom que o blog seja atualizado diariamente e se você não tiver tempo, não vai conseguir ver seu blog fazer sucesso. Vontade porque tem muitos momentos que você vai querer desistir por um determinado fator e se você não a tiver, vai desistir.

PFDG: Quais as suas expectativas para a Copa do Mundo, em 2014, e para as Olimpíadas, em 2016? O que precisa ser feito para que os eventos ocorram com sucesso no Brasil?

CJ: Acho que vai ser bom para o desenvolvimento do país, pois irá fazer com que algumas coisas essenciais sejam construídas. A infra-estrutura das cidades sedes irá melhorar, o turismo irá crescer e o futebol no país tem tudo para se desenvolver. Acredito que se o Brasil não conseguir aproveitar esse momento para se estruturar, não vai conseguir mais nunca. O mesmo serve para o Rio de Janeiro, que recentemente venceu a primeira das batalhas contra o tráfico.

PFDG: Vamos lá, um jogo rápido:

a) Um time: Vasco;

b) Um ídolo: Juninho Pernambucano;

c) Um estádio: São Januário;

d) Um título: Mercosul 2000;

e) Um jogo inesquecível: Libertadores 1998, ‘ Gol do Juninho Monumental’.

PFDG: Obrigado, Carlos. Continue com o seu trabalho de sucesso!

CJ: Obrigado. Abraço!

Abração,

Luís Felipe Barreiros (@luisfbarreiros).

Seguidores