segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Sucesso a curto prazo

Luís Felipe Barreiros


Após um começo de ano horrível, ridículo e com um chocolate na Páscoa, o Botafogo cresceu em todos os sentidos com a chegada do - na minha opinião - técnico mais 'milagroso' do Brasil, Joel Santana.

Como é de conhecimento geral, o Vasco goleou o Botafogo, pelo Campeonato Carioca e, com isso, o então técnico alvi-negro Estevam Soares foi demitido do cargo e Papai Joel, ex-treinador da seleção Sul-africana, assumiu o cargo com um time tenebroso e uma bomba na mão.

Não demorou muito para o técnico mudar a cara do time e, assim, aquele mesmo time que foi goleado em casa pelo rival, se encontrou na decisão da Taça Guanabara, primeiro turno carioca, diante do mesmo, ou quase, Vasco.


Para mim, a vitória sobre os cruzmaltinos foi o 'recomeço' de fato do clube da Estrela Solitária, pois, além de ter se garantido na final do Carioca, recuperou a confiança não só dos jogadores, mas, também, dos torcedores. Isso é provado pela conquista do Campeonato Carioca e o apoio da torcida nos jogos do Brasileiro desse ano.

Com todo respeito, por incrível que pareça, a média de torcedores do Botafogo até o clássico Vas x Fla, era superior a todos os rivais cariocais, mostrando que algo mudou para melhor, muito melhor.

Atualmente, o Time de Garrincha ocupa a 4ª posição e, vem mostrando desenvoltura e bom rendimento nos últimos jogos, principalmente com a chegada do meia Maicossuel.

Só nos resta saber se o Botafogo é de palha ou não.

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

E agora?

Luís Felipe Barreiros



Rodada vai, rodada vem, e o Campeonato Brasileiro ganha uma nova forma e tabela. Alguns times rendem o esperado e, outras não, como o Flamengo, por exemplo.

Após a chegada do Zico, os torcedores rubro-negros acreditaram uma nova era, uma grande reação preta e vermelha no cenário nacional - ou até internacional - do esporte mais amado dos brasileiros, mas, com a falta de estrutura e dinheiro, os dirigentes também ficaram devendo jogadores de alto nível.

As saídas dos artilheiros Vágner Love e Adriano, certamente, não foram nada boas para o time mais amado do Brasil, principalmente se pensarmos na vinda do redondo e esférico Val Baiano e do também atacante Borjan, craque dos video-games.

Não culpo o Zico pelo estado atual do Flamengo, mas, antes que me critiquem ou algo assim, ele sabia - e muito bem - onde estava se metendo e que o Rubro-Negro é feito pelos torcedores apaixonados pelo clube e, assim, a pressão é muito maior do que dirigir ou treinar um time da Turquia.


Com a chegada do meio-campo Renato Abreu, o clube carioca ganha em qualidade. Mas, todos sabemos que o que realmente falta no time é um armador JOVEM e um MATADOR de FATO, coisas que, infelizmente, estão em falta no plantel atual.

A única certeza que tenho certeza que o Zico está com seu status de ídolo intacto ou, pelo menos, até o fim do campeonato.

terça-feira, 3 de agosto de 2010

Faltou futebol

Luís Felipe Barreiros


Mais uma vez, quem viu um clássico Vasco x Flamengo se decpcionou pela falta de belas jogadas, muitos gols, boa qualidade técnica e de torcedores do Flamengo, no Maracanã, no último domingo.

Eu, como todos já sabem, sou vascaíno e compareci ao jogo. O 'interessante' é que eu fui com amigos flamenguistas e, assim, fui obrigado a ver o jogo no Raça Fla, maior torcida organizada do Flamengo, e conter minha torcida e emoção. Confesso que foi uma boa experiência assistir um Clássico dos Milhões na torcida rival.

Deixando um pouco de lado o sentimento vascaíno, a torcida cruzmaltina estava visivelmente maior do que a do Flamengo, ocupando todas as cadeiras disponibilzadas pelo lado do Vasco. Não entendi muito bem esse não comparecimento da maior torcida do Brasil no clássico, pois, clássico é clássico e, certamente, o apoio da torcida é essencial para o time.

Em relação ao jogo, posso dizer que a partida foi morna, como já falei, sem muitas emoções, mas, foi bom ver a volta de jogadores como Felipe e Zé Roberto não só ao Vasco, mas, também, ao futebol brasileiro.


Pelo lado rubro-negro, tenho que exaltar dois lances que, além de serem as melhores chances do time, foram, também, as da partida. O primeiro foi quando o goleiro vascaíno Fernando Prass fez, nada mais, nada menos do que TRÊS defesas em sequência, sendo duas no chão. O outro momento foi o último lance da partida, quando o sérvio Petkovic teve a chance de acabar com o jogo em uma cobrança de falta que, com certeza, todos lembraram do eterno jogo do tri, quando o próprio fez o gol no seu melhor estilo que garantiu o título ao Flamengo.

Com o resultado de 0x0, as duas equipes perderam uma posição na tabela e, assim, Vasco e Flamengo ocupam, respectivamente, a 15ª e 8ª colocação.

Seguidores